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O professor e a inclusão escolar do deficiente mental na rede pública estadual

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Data

2006

Tipo de documento

Dissertação

Curso



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Resumo / Abstract

Este trabalho de pesquisa apresenta diferentes posicionamentos de teóricos, a fim de explicitar alguns conceitos e aspectos sobre educação inclusiva. Como recorte expõe os principais tópicos de documentos fundamentais que trazem diretrizes sobre a inserção de alunos deficientes mentais nas diferentes redes de ensino. Isso foi feito dentro de uma perspectiva ampla, olhando a inclusão como uma discussão que reflete a escola como um todo e não somente sob o aspecto de inclusão de deficientes. O trabalho apresenta um retrato da Rede Estadual de São Paulo com um recorte na cidade de Sorocaba, demonstrando como essa rede tem desenvolvido a educação inclusiva sob o ponto de vista dos professores. Para tanto, foi realizado uma pesquisa de campo envolvendo professoras através de entrevistas semi-abertas que foram analisadas dentro de uma visão sociológica, buscando compreender como elas tem vivido e desenvolvido a inclusão escolar de alunos deficientes mentais.


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