A cultura da mídia: televisão e cotidiano escolar
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Resumo / Abstract
Enquanto investigação qualitativa esta dissertação, dividida em três momentos – A Cultura da Mídia, A Cultura da TV e Televisão e Cotidiano Escolar - tem como objeto de trabalho uma reflexão acerca dos modos de produção e reprodução de imagens na sociedade escópica contemporânea. Dentro da linha de pesquisa Conhecimento e Cotidiano Escolar, os objetivos visam a estabelecer de que forma a TV se insere no cotidiano escolar, levando-se em conta que produtos da mídia são compreendidos e incorporados pelos sujeitos escolares em suas vivências e, em conseqüência, o que a escola está fazendo para utilizar as imagens por ela veiculadas. As referências teóricas estão balizadas, fundamentalmente, em Régis Debray, quando pensa a história do olhar no ocidente; em Eugênio Bucci, ao referir-se à TV brasileira, enquanto produtora de videologias; e em Joan Ferrès, na relação televisão e educação. Os procedimentos adotados subdividem-se em dois momentos: no primeiro, o acompanhamento das atividades realizadas nas Oficinas Curriculares, numa escola de tempo integral da rede estadual, que oferece ensino fundamental de 1ª a 4ª série; no segundo, a análise da TV no cotidiano desta escola. As conclusões informam que a TV é um terminal cognitivo que educa visualmente os sujeitos pedagógicos, sendo, no entanto, pouco utilizado na escola, fato que justifica a inserção dos meios televisuais na formação de educadores e nas práticas pedagógicas escolares. Nessa ótica, educar não significa somente transmitir conhecimentos sistematizados e acumulados pela humanidade, mas também se integram no rol de competências da escola inúmeras outras dimensões necessárias para fazer de cada sujeito um ser humano e completo.