Repositório Institucional da UNISO
 

Mediando e transformando a prática docente no projeto de recuperação e reforço: um relato de experiência

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2007

Tipo de documento

Dissertação

Ano da obra resenhada

Curso

Título da obra resenhada

Autor(es) da Resenha

Responsável(eis)

Co-orientador(es)

Organizador(es)

Título da Revista

ISSN da Revista

Título do Volume

Projetos de Pesquisa

Unidades Organizacionais

Fascículo

Editora

Resumo / Abstract

Essa dissertação apresenta uma pesquisa qualitativa, inserida na linha do cotidiano da escola, eteve como objetivo principal, relatar uma experiência, sobre orientação técnica, realizada comum grupo de vinte e seis professoras, do Projeto de Recuperação e Reforço da Diretoria de Ensino de Votorantim, cidade do interior de SãoPaulo. Foram realizados cinco encontro sao longo de um semestre, com orientações específicas para o ensino de língua portuguesa. As orientações técnicas privilegiaram mediações com textos, questões problema e discussões temáticas. Com referencial teórico sócio-histórico, as mediações foram relatadas, assim como as falas das professoras sobre seu trabalho com as crianças envolvidas no projeto de recuperação e reforço. Tendo como hipótese que as mediações planejadas e não planejadas, com significado e trabalho coletivo, podem provocar novos conhecimentos, foi possível identificar sinais de mudanças no modo de interagir das professoras com os instrumentos e signos relacionadas ao ensino da Língua Portuguesa, na prática pedagógica com seus alunos.


Descrição URL

Citação

Use este identificador para citar ou linkar este item