Repositório Institucional da UNISO
 

O fracasso escolar na disciplina de matemática no curso de educação de jovens e adultos: Sesi/Sorocaba

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2007

Tipo de documento

Dissertação

Curso



Título da Revista

ISSN da Revista

Título do Volume

Autor(es)

Orientador(es)

Coorientador(es)

Organizador(es)

Projetos de Pesquisa

Unidades Organizacionais

Fascículo

Resumo / Abstract

O trabalho investiga o fracasso escolar na disciplina de Matemática no curso de EJA do SESI, na cidade de Sorocaba. A pesquisa desenvolveu-se segundo uma metodologia do tipo qualitativa, privilegiando a bibliografia e levantamentos de dados estatísticos já existentes na educação de jovens e adultos, especialmente em relação à aprendizagem matemática. A investigação apóia-se em dados obtidos em entrevistas e aplicação de questionários com alunos (as) e ex-alunos (as) do ensino médio da EJA – Metodologia Telecurso 2000, que não obtiveram o aproveitamento mínimo exigido na realização do exame de Matemática entre os anos de 2005 a 2007 . A conclusão principal é a de que não existe uma só explicação cabal para o fenômeno do fracasso escolar Ele é resultante da integração de várias forças que englobam problemas sociais, cognitivos, econômicos e culturais que cada aluno apresenta.


Citação

Use este identificador para citar ou linkar este item