O fracasso escolar na disciplina de matemática no curso de educação de jovens e adultos: Sesi/Sorocaba
Arquivos
Data
Tipo de documento
Curso
Assunto
Autor(es)
Orientador(es)
Título da Revista
ISSN da Revista
Título do Volume
Resumo / Abstract
O trabalho investiga o fracasso escolar na disciplina de Matemática no curso de EJA do SESI, na cidade de Sorocaba. A pesquisa desenvolveu-se segundo uma metodologia do tipo qualitativa, privilegiando a bibliografia e levantamentos de dados estatísticos já existentes na educação de jovens e adultos, especialmente em relação à aprendizagem matemática. A investigação apóia-se em dados obtidos em entrevistas e aplicação de questionários com alunos (as) e ex-alunos (as) do ensino médio da EJA – Metodologia Telecurso 2000, que não obtiveram o aproveitamento mínimo exigido na realização do exame de Matemática entre os anos de 2005 a 2007 . A conclusão principal é a de que não existe uma só explicação cabal para o fenômeno do fracasso escolar Ele é resultante da integração de várias forças que englobam problemas sociais, cognitivos, econômicos e culturais que cada aluno apresenta.