Grupo escolar e espaço arquitetônico: um estudo sobre os dispositivos materiais de produção da escola graduada (1893-1917)
Arquivos
Data
Tipo de documento
Curso
Assunto
Autor(es)
Orientador(es)
Título da Revista
ISSN da Revista
Título do Volume
Resumo / Abstract
Esse trabalho tem o intuito de estudar a construção dos Grupos Escolares na cidade de São Paulo entre 1893 e 1917, período esse identificado pela construção de quatro edifícios escolhidos para essa analise e que encontra-se inserido ao período da Primeira República do Brasil. Tendo esse período como limite devemos observar dentro do panorama da cidade e investigar a concepção arquitetônica e propostas pedagógicas, com isso entender como era conceber um edifício escolar obedecendo as prescrições dos Códigos Sanitários, Regimentos Internos das escolas Publicas, Código de Posturas da Cidade de São Paulo e as algumas questões pedagógicas. Entender a implantação e localização do edifício dentro da malha urbana através da sua localização nos mapas da cidade. Conhecer os bairros onde os edifícios estavam implantados e a que população ele atendia. Analisar o projeto do edifício escolar dentro de cada espaço determinado no projeto contrapondo com a legislação do período e teorias pedagógicas.