O programa de desenvolvimento pessoal e social e o ensino de filosofia
Arquivos
Data
Tipo de documento
Curso
Assunto
Autor(es)
Orientador(es)
Título da Revista
ISSN da Revista
Título do Volume
Resumo / Abstract
O escrito presente propõe-se a contribuir para a constante análise das propostas que são comumente impostas em diversas instituições educacionais, apresentando sua pesquisa que se corrobora nas práticas pedagógicas de uma instituição particular, situada em Sorocaba. Práticas essas que foram inseridas pelas aspirações educacionais do mantenedor da referida escola, fundamentadas na apropriação de seus estudos sobre o cérebro humano e na metodologia de um programa denominado “Filosofia para Crianças”, idealizado pelo filósofo americano Matthew Lipman. A problemática, assim, preocupa-se em compreender como os professores dessa escola receberam a inserção de um método que prometia possibilitar o desenvolvimento da reflexão, análise, argumentação e raciocínio nos alunos. Porém os maiores envolvidos (professores e alunos) consideraram as histórias filosóficas propostas no programa enfadonhas, infantis e fora da realidade do cotidiano da instituição. Contudo os docentes se eximiram de esforços para que aquela prática fosse reexaminada. Por quê? Havia o receio de perderem seus empregos, caso questionassem em demasia? A formação em que se inseriam não lhes dava respaldo para que pudessem manifestar-se ante aos incômodos presenciados naquela metodologia? Pretendemos, dessa maneira, investigar, através de entrevistas com os maiores envolvidos (professores e coordenadores), o motivo que levou o mantenedor a focar sua concepção de formação dos indivíduos em um restrito espaço ao diálogo, sem compartilhar com aqueles que presenciariam, na prática do referido programa, porventura, todas as problemáticas ocorridas. Como desfecho para esse estudo, desejamos que seu resultado venha provocar uma maior análise ante as práticas pedagógicas, não somente para uma dimensão lógica mas também para uma dimensão política. E neste anseio em contribuirmos para uma transformação social é que a Filosofia entra para esta história.