A nova resistência: rock antropofágico nos meios alternativos de Sorocaba
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Resumo / Abstract
A pesquisa que gerou este trabalho teve, como propósito, investigar a invasão cultural observada no Brasil, notadamente a norte-americana. Objetivou-se, ainda, analisar a imposição estética como hábil instrumento para a dominação ideológica e seus efeitos sobre a cultura e a identidade nacionais, por meio de levantamento e estudo dos espaços “alternativos” vistos como difusores de produtos culturais, disseminados pelos meios de comunicação. No contexto midiático, com freqüência, aparecem textos culturais produzidos no Brasil percebidos como índices da cultura norte-americana, incessantemente veiculados pelos meios massivos, reverberando na nossa vivência cotidiana. A ocorrência do fenômeno vem de longa data, e a respeito dessa invasão, fica muito difícil, senão irrealizável, precisar quais elementos estão sendo incluídos (e com que finalidade), e quais outros já se encontram arraigados, resultante de uma cultura hibridizada, praticada pela sociedade global. As atuais “tribos” e redutos alternativos de jovens, orientados musicalmente pelo rock, podem ser vistos como excelente fonte de dados, visto sua proximidade tanto com o velho, por meio de estereótipos já consagrados pelo cinema, quanto pelo novo, por meio de novas versões criadas a partir de velhos modelos. Assim, é possível dizer que as misturas, os “sincretismos” musicais produzidos em um espaço de tempo que ultrapassa os 50 anos, resultaram das fusões musicais que se deram na apropriação de ritmos não apenas locais, mas de todo o mundo. Isto pode ser percebido nas diferentes maneiras de expressão dos sujeitos desses ambientes, marcada por suas roupas, atitudes, letras de músicas, blogs e comunidades virtuais da internet.