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A noção de comunidade na escola rural: um estudo a partir de Gianni Vattimo e Antonio Candido

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Data

2009

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Dissertação

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Resumo / Abstract

Este trabalho apresenta a Noção de Comunidade na Escola rural, porém a investigação contemplou a cultura em torno do espaço escolar, pois as manifestações culturais e sociais desse contexto, possibilitaram a descrição de assuntos pertinentes, como a religiosidade e as transformações sociais que ocorreram na zona rural. Nortearam a investigação noções de comunidade nas obras de autores, como Gianni Vattimo, Roberto Esposito e Martin Buber, partindo dos princípios defendidos pelos mesmos, trilhou-se o processo de coleta de informações. A condução dos métodos de pesquisa partiu da leitura do livro de Antonio Candido, “Os Parceiros do Rio Bonito: Estudo sobre o caipira paulista e a transformação dos seus meios de vida”, onde o autor participou da vida cotidiana dos homens e das mulheres da zona rural. Foram realizadas visitas aos moradores do bairro dos Garcias, no município de Piedade – SP. Os mais velhos narraram como era a vida antigamente e os mais jovens relataram como é a vida atualmente, a vida religiosa, o lazer, o trabalho e a cultura. Nesse contexto, foi identificado que a religiosidade é um fator determinante na vida comunitária, as atividades realizadas na igreja reúnem os habitantes, independente da fé que professam. Para tratar esse tema, recorreu-se aos textos sobre religião de Gianni Vattimo, que possibilitaram uma melhor interpretação da permanência e do reavivamento das igrejas na zona rural. Ao detectar que a escola exerce uma influência significativa nessa realidade, foram realizadas visitas na E.E. Miguel Pires Godinho, onde estudam adolescentes, jovens e adultos. Nos encontros com a equipe escolar foi possível detectar as estratégias utilizadas pelos mesmos para privilegiar no espaço escolar, a cultura rural, e ao mesmo tempo levar para a comunidade os saberes escolares. Para coletar informações sobre o cotidiano escolar, foram ouvidos os relatos dos professores e dos alunos, que descreveram os projetos que são voltados para a zona rural e narraram o dia-a-dia na escola. Esse processo dialógico tornou possível a conclusão de que a escola em interação com a comunidade promove o significado de compartilhamento e pertencimento.


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