Trajetórias de exclusão: o aluno do supletivo e seu cotidiano escolar
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Resumo / Abstract
Esta dissertação tem como foco de estudo o cotidiano escolar de alunos do supletivo, investigando como ocorreu a trajetória destes. O objetivo geral foi refletir sobre aspectos do mundo contemporâneo, presentes no cotidiano escolar e, por meio da trajetória dos alunos, conhecer, desde sua exclusão do período regular, até seu retorno à escola, os motivos relacionados por eles que fizeram abandonar os estudos, assim como os que os levaram a retornar. Utiliza como referencial teórico de análise o conceito de “refugo humano”, desenvolvido por Baumam. Como procedimento de pesquisa foram realizadas entrevistas individuais com dez alunos dos ciclos III e IV (equivalente da 5ª à 8ª série) de uma escola municipal de Porto Feliz. A maioria dos alunos trabalha, reside na zona rural e urbana, é casada e a faixa etária variou entre dezessete e sessenta e três anos. Como análise dos resultados, foi possível identificar que; de modo geral, a maioria dos alunos que deseja retomar os estudos, ainda o deixa incompleto. Os alunos entrevistados apontam uma trajetória no ensino regular de dificuldades pessoais associada à falta de oportunidades concretas oferecidas pelo Estado. Ficou evidente, nos entrevistados, o sonho em estudar, porém são muitos os obstáculos colocados ao longo de suas trajetórias de vida. Na comparação com o previsto em lei, para alunos que não conseguiram cumprir escolaridade regular, as condições de sala de aula, horários, entre outros, são obstáculos para a continuidade dos estudos. O refugo humano é identificado nesta população por sua exclusão da realidade social, por uma inadequação definida pela própria sociedade.