Sistema preventivo de educação: vivência e prática da cultura escolar nas olimpíadas salesianas
Arquivos
Data
Tipo de documento
Curso
Assunto
Autor(es)
Orientador(es)
Título da Revista
ISSN da Revista
Título do Volume
Resumo / Abstract
O presente estudo é uma dissertação de mestrado que tem objetivo analisar o Sistema Preventivo de educação salesiana idealizada no século XIX pelo padre italiano João Bosco, mais conhecido como Dom Bosco, sendo praticado até hoje nas escolas e obras da Congregação. Este sistema se desenvolve por meio de práticas educativas que compõem a cultura escolar dos colégios salesianos. Dessas práticas, merecem especial atenção as Olimpíadas, realizadas nas escolas que trazem a marca de Dom Bosco. O estudo percorre ideais e realizações que culminaram na organização do Sistema Preventivo e tem por hipótese mostrar como as atividades esportivas presentes nas Olimpíadas concretizam os princípios da preventividade, promovendo a formação do aluno de ontem e de hoje de acordo com a premissa deixada por seu idealizador: “Formar bons cristãos e honestos cidadãos”. Para fundamentar este estudo, realizou-se levantamento bibliográfico, documental e pictográfico delimitando-se o objeto de estudo a um colégio da congregação salesiana, localizado na cidade de Sorocaba, interior de São Paulo. Trata-se do Colégio Salesiano São José, fundado em 1961 pelo Padre Pazini. Dentre os estudiosos da vida e obra de Dom Bosco que serviram de referência para compor este estudo, destacam-se Lemoyne, Pietro Braido e João Modesti, todos pertencentes à Congregação Salesiana. Agregando valor ao trabalho teórico, realizou-se pesquisa de campo por meio de entrevistas com sujeitos que, de formas variadas, têm participado da história das Olimpíadas. Após o estudo, observou-se que a sua prática contribui para a formação do jovem desenvolvendo em sua vida valores morais e de conduta, por meio da incorporação dos princípios deixados pelo grande mestre. Com particular ênfase o texto trabalha a alegria, o esporte, o lazer e a proximidade entre alunos e educadores – meios de se assegurar a preventividade.