Repositório Institucional da UNISO
 

Experiência paterna e as relações na vida escolar

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2009

Tipo de documento

Dissertação

Ano da obra resenhada

Curso

Título da obra resenhada

Autor(es) da Resenha

Responsável(eis)

Co-orientador(es)

Organizador(es)

Título da Revista

ISSN da Revista

Título do Volume

Projetos de Pesquisa

Unidades Organizacionais

Fascículo

Editora

Resumo / Abstract

Essa dissertação tem, como tema de investigação, compreender como o pai contemporâneo exerce sua função de cuidador e quais as preocupações que expressa na relação do cotidiano escolar do filho. Parte do pressuposto de que o mundo contemporâneo trouxe mudanças nos papéis de gênero, e que o pai está mais atento ao exercício de uma paternidade compartilhada. Foi organizada em capítulos que abordam as transformações da família e do papel masculino. A partir de um enfoque qualitativo, foi desenvolvida uma pesquisa com dez pais que possuem filhos em idade escolar, matriculados em escolas particulares da cidade de Sorocaba. O procedimento, para coleta dos dados, foi uma entrevista semi-estruturada, realizada individualmente, com questões de identificação dos entrevistados e sobre as relações destes com a escola, com as atividades do filho na escola, sua percepção em ser pai e a referência com um modelo de pai. Os relatos apresentaram preocupação em acompanhar as atividades da escola, a figura da mãe, ainda como referência na comunicação com a escola, a escola sem flexibilidade de horários para a participação mais ativa do pai e um sentimento de carência na relação. Os resultados, de modo geral, identificam indícios de comportamentos em transição, com uma diversidade de características de paternidade, sem modelos rígidos a serem seguidos, buscam por relações mais próximas com seus filhos, dada à necessidade de adaptação a um mundo em constantes mudanças.


Descrição URL

Citação

Use este identificador para citar ou linkar este item