Repositório Institucional da UNISO
 

O ensino profissional, a pessoa com deficiência e o rótulo que culpabiliza a vítima

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2010

Tipo de documento

Dissertação

Curso



Título da Revista

ISSN da Revista

Título do Volume

Autor(es)

Orientador(es)

Coorientador(es)

Organizador(es)

Projetos de Pesquisa

Unidades Organizacionais

Fascículo

Resumo / Abstract

A invisibilidade de pessoas com deficiências no cotidiano escolar, ainda, se faz presente mesmo com o processo de inclusão. A escola pode ser uma instituição que segrega, quando não se compromete humanamente com o aluno. Essa dissertação teve como objetivo principal, compreender as relações de comprometimento das pessoas no cotidiano escolar. Para tanto, utilizou-se de uma pesquisa qualitativa, com um estudo de caso, no qual o aluno foi rotulado e culpabilizado pelo seu desempenho acadêmico, revelando como tal estigma influenciou-o na vida e o (des) compromisso com esse aluno. Em contraposição utilizou-se de uma experiência ocorrida com a adequação de materiais didáticos e equipamentos para o ensino profissionalizante de alunos com deficiências, mental, física, auditiva e visual. Como referencial da sociologia as análises relacionam a composição inclusão / exclusão como reflexos do mercado, numa sociedade firmada nas relações de consumo a identificação, o diagnóstico e o rótulo são estabelecidos a partir da capacidade de produção e de consumo dos indivíduos. Nesse contexto evidenciam-se tensões e práticas educacionais relacionadas ao fornecimento de mão de obra qualificada como exigência do atual modelo econômico. Apresenta questionamentos sobre a efetivação de uma educação inclusiva como primórdio de uma educação para todos, no cenário excludente da pós modernidade, uma vez que se preconiza a educação para o trabalho, esta defende discursos hegemônicos que podem esconder interesses que não atendam a população nas suas relações humanas, assim há que se discutir a inclusão sob a ótica da exclusão.


Citação

Use este identificador para citar ou linkar este item