Agendas de Taís: escritas da vida
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Resumo / Abstract
A proposta deste trabalho é a investigação de escritas do cotidiano de uma menina, Taís; em que espontaneamente escreveu durante sete anos ininterruptos em agendas. São escritas em que ela relatou os acontecimentos do dia-a-dia. Registrou, sobretudo fatos ligados à família, à escola, à vida social dela como um todo. Essa tarefa de escritora de agendas, a menina fez durante a sua pré- adolescência e adolescência. Busco verificar com este estudo as marcas fundamentais dessas escritas: analiso os temas, assim como a progressão desses no decorrer dos anos da adolescente; investigo a postura do eu lírico da narradora; questiono a presença e ou ausência de outros interlocutores no processo desses textos; alinhavo as contribuições das marcas de personalidade e características específicas da adolescência nessas escritas; e aponto as marcas no estilo e na linguagem, quanto à escolha do gênero, expressando-se com tanta espontaneidade. Esta análise traz as principais relações estabelecidas entre as escritas do cotidiano de Taís, atualmente com vinte e três anos, e a sua vida - processo histórico/social. Pontuo as interferências da escola, com suas metodologias, professores, orientação de leituras no seu processo de ensino-aprendizagem. Porque, com um olhar de senso comum, esses textos constituem-se marcados pelas características da fala ou da oralidade, e, por outro lado, tanto os textos da protagonista nesses relatos, como a de alguns poucos interlocutores escolhidos por ela, quando deixam recados nas suas agendas, apontam para esquemas específicos de escrita e não da fala. As agendas de Tais: escritas da vida, marcadas por várias interferências, principalmente da escola.