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Educação e cotidiano: a quarta idade da midiasfera

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2011

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Resumo / Abstract

Esta tese de Doutorado tem como objeto de trabalho pensar o cotidiano escolar e sua relação com a sociedade hodierna. Investigar os processos que produzem os dilemas atuais sobre a educação formal a partir da enunciação da quarta idade da Digisfera – avançando o pensamento do filósofo Francês Regis Debray – constitui o objetivo deste trabalho. Para tanto, toma como referencial teórico de apoio, entre outros, os trabalhos de Vilém Flusser, Bragança de Miranda, Deleuze e Guatarri, Josep Maria Esquirol, Anne Cauquelin e Giorgio Agamben cujas reflexões suportaram a análise e o entendimento do objeto deste trabalho. Como conclusão, esta tese firma a emergência de novos desafios para a educação formal frente a sociedade na qual a escola serve e está inserida, destacando-se a provocação da escola se tornar um espaço de convivência humana em uma sociedade orientada para as relações virtuais e, ainda, o desafio de se tornar o local de desenvolvimento de um olhar atento para as implicações tecnológicas na vida ordinária, como forma de exercício da ética e do desenvolvimento da autonomia humana.


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