Repositório Institucional da UNISO
 

Desenho animado: entretenimento, ideologia e comunicação de massa

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2012

Tipo de documento

Dissertação

Curso



Título da Revista

ISSN da Revista

Título do Volume

Autor(es)

Orientador(es)

Coorientador(es)

Organizador(es)

Projetos de Pesquisa

Unidades Organizacionais

Fascículo

Resumo / Abstract

O sucesso do desenho animado deve-se muito não apenas à técnica de reprodução do movimento ou à sua primorosa produção, mas, principalmente, às características peculiares que a narrativa possui em captar a atenção do receptor e levá-lo a um estado de distração. Falar de desenho animado é levar em consideração que o desenho foi a primeira linguagem do homem e deu origem às relações sociais. A animação, por estar atrelada à publicidade, uma vez que grande parte dos personagens dos desenhos animados teve sua imagem licenciada, tornou-se uma grande disseminadora de ideologia, por meio do medo e da violência presente em suas narrativas. A proposta a seguir apresenta o desenho animado como responsável também pela construção de valores na sociedade e a disseminação de ideologia por meio do entretenimento.


Citação

Use este identificador para citar ou linkar este item