A contribuição dos letramentos digital e visual na aprendizagem de língua inglesa
Arquivos
Data
Tipo de documento
Curso
Assunto
Autor(es)
Orientador(es)
Título da Revista
ISSN da Revista
Título do Volume
Resumo / Abstract
A língua inglesa faz parte do cotidiano da maioria das pessoas, especialmente, nos dias de hoje, com a expansão dos meios de comunicação e da internet. Nas escolas, ela é ensinada com vistas a instrumentalizar os alunos para a crescente demanda de comunicação, interação e inserção no mundo do trabalho. O objetivo geral da presente pesquisa, realizada com alunos do 7º ano de uma escola pública no interior do estado de São Paulo, é verificar de que maneira o currículo escolar de língua inglesa e o material didático oferecido pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo SEE/SP, estão atendendo às necessidades de uso da língua inglesa dos alunos. Partindo da hipótese de que práticas de ensino mediadas por tecnologias podem auxiliar na aprendizagem da língua inglesa, inclusive quando esta vem acompanhada de linguagem não verbal, trazemos as seguintes questões, que traduzem os objetivos específicos desse trabalho: 1) Quais estratégias de aprendizagem os alunos utilizam para realizar as tarefas escolares de língua inglesa? 2) Quais as possibilidades do professor inserir atividades em classe que propiciem eventos de letramento digital e visual e que favoreçam o desenvolvimento de estratégias de aprendizagem da língua inglesa? 3) Que mudanças houveram nas práticas de estudo e na aprendizagem da língua inglesa, com a inserção de atividades que propiciem os letramentos digital e visual? A fundamentação teórica, neste trabalho, baseia-se nos conceitos de letramento digital e visual, multimodalidade e estratégias de aprendizagem de língua inglesa. Inicialmente, foi realizada uma atividade piloto com o objetivo de recolher dados sobre as estratégias de estudo e de aprendizagem dos alunos em ambiente informático. A partir das análises dos dados, foram elaboradas duas apostilas sobre a importância da leitura das imagens quando associadas aos textos em língua inglesa e sobre usos das ferramentas da internet para a aprendizagem da língua. Os dados foram coletados dos blogs dos alunos, criados especificamente para as aulas de língua inglesa. Também foram obtidos registros das atividades dos alunos feitos em papeis avulsos. Os resultados da pesquisa revelam que houve incremento de novas estratégias de estudo no meio digital, que antes se resumiam a adaptações das práticas utilizadas com textos impressos, com fortes indicações de melhoria no conhecimento da língua inglesa, reforçando a ideia inicial de que práticas de letramento digital e visual aliadas ao uso adequado de tecnologia podem favorecer o aprendizado de língua inglesa.