O cotidiano escolar e a vida contemporânea na agenda superlotada do adolescente
Data
Tipo de documento
Curso
Assunto
Autor(es)
Orientador(es)
Título da Revista
ISSN da Revista
Título do Volume
Resumo / Abstract
A opção de estudantes por atividades exiracurriculares é uma realidade na educação contemporânea e cada vez mais emerge da necessidade de atender às exigências de para um suposto mercado de trabalho. Porém tais necessidades desconsideram as condições emocionais e ou de interações relativas ac período que o adolescente está vivendo. Essa dissertação apresenta uma pesquisa qualitativa, com objetivo de compreender algumas características do mundo contemporâneo, e possibilitar pela falas de alunos, entender o cotidiano destes frente às atividades extracurriculares. Para tanto, foram registrados em um diário de campo, quatorze relatos de alunos em situação aparente de stress, que espontaneamente procuravam alguém para conversar. Os alunos de modo geral, relatam cansaço, muita coisa a fazer, mas, ao mesmo tempo gostam de tais atividades, estão envolvidos no que querem, porém, o ritmo e a quantidade parece ser um fator estressante. Mesmo com muitas atividades em seu cotidiano, percebeu-se carência em interações nas quais eles pudessem falar de si, das suas angústias, das dúvidas ou simplesmente contar novidades, ou seja, tempo para ser. Conhecer o que afeta o adolescente, o que o mobiliza, é uma forma de professores e educadores em geral, ter elementos para saber ouvir, e interagir com proximidade.