Resistências e criações no cotidiano escolar: relatos de experiências de professores na educação física
Arquivos
Data
Tipo de documento
Curso
Assunto
Autor(es)
Orientador(es)
Título da Revista
ISSN da Revista
Título do Volume
Resumo / Abstract
Esta pesquisa tem como objetivo compreender o cotidiano escolar, mais especificamente as aulas de educação física em um CIEP (Centro Integrado de Educação Pública), localizado na região da Baixada Fluminense, no município de Duque de Caxias, Rio de Janeiro. Com a hipótese que as práticas pedagógicas de aulas de educação física, são práticas de resistências, foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa, que relatou experiências que mostraram o modo como os professores reagem aos acontecimentos relacionados à falta de materiais, estrutura física, relações de poder entre outras situações cotidianas. Foram realizadas entrevistas com dois professores de educação física do CIEP, registro de campo e observações, além de narrativas de minhas memórias como professora do CIEP. Nas análises de conteúdos, foram elaboradas categorias que relacionaram a percepção sobre a experiência docente e as experiências de resistências e criações. Os resultados apontam para situações em que os professores de educação física pesquisados realizam práticas de resistência com criatividade, em meio a dificuldades socioeconômicas e políticas nas quais a escola está inserida, possibilitando assim, outra maneira de viver o espaço escolar e as relações ali produzidas.