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Avaliação e regulação da educação superior no Brasil: trajetória de conflitos, avanços e contradições

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Data

2014

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Dissertação

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Resumo / Abstract

Esta dissertação de mestrado buscou identificar os conflitos, avanços e contradições das avaliações educacionais aplicadas a Instituições de Ensino Superior no Brasil. Para tanto, foi estipulado um recorte temporal que compreende o início da década de 1980 até 2014. Neste recorte temporal foi elaborada uma análise histórico-crítica da Educação Superior brasileira; e através do método dedutivo foram analisadas e comparadas as principais avaliações educacionais. Os dados utilizados foram provenientes de pesquisas telematizada e bibliográfica, bem como, fontes documentais. Os resultados apresentados evidenciam a existência de tensões sobre as Instituições de Ensino Superior provenientes de duas correntes ideológicas atuantes no país. Uma ligada à instrumentalização da Educação Superior, concebendo esta como pressuposto ao desenvolvimento econômico e outra associada ao conceito de educação humanitária e libertadora. Nesta dissertação, foram evidenciados os avanços metodológicos conquistados ao longo do tempo, a abrangência e relevância das políticas educacionais, a importância dos processos avaliativos para o desenvolvimento da rede de Instituições de Ensino Superior.


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