Repositório Institucional da UNISO
 

Publicidade e sustentabilidade: a proposta do "Itaú" em foco

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2015

Tipo de documento

Dissertação

Curso



Título da Revista

ISSN da Revista

Título do Volume

Autor(es)

Orientador(es)

Coorientador(es)

Organizador(es)

Projetos de Pesquisa

Unidades Organizacionais

Fascículo

Resumo / Abstract

O contexto da pesquisa, de um lado envolve a publicidade; de outro, agrega o conceito de sustentabilidade. Dele veio a questão norteadora da pesquisa: Como a publicidade engendra o conceito de sustentabilidade, envolvendo a Instituição Financeira “Itaú”? Para responder tal questão delineia-se o objetivo geral de compreender como a publicidade propõe o conceito de sustentabilidade, bem como os objetivos específicos de explicitar aspectos da identidade da instituição, enquanto marca, em suas diversas manifestações e expressões; tratar do conceito de sustentabilidade; explicitar características da publicidade na contemporaneidade e o potencial de sentidos latentes nas peças publicitárias selecionadas, bem como avaliar como o conceito de sustentabilidade está nelas engendrado. O corpus da pesquisa é constituído por peças publicitárias impressas, veiculadas na internet, do período de 2007 a 2012, que foram separadas em três grupos. Compõem o Grupo 1: Dimensão Econômica trinta e três (33) representações visuais que priorizam as relações bancárias com os clientes e que correspondem ao aspecto econômico do desenvolvimento sustentável; no Grupo 2: Dimensão Social alocamos sessenta e oito (68), que tratam de aspectos sociais e culturais, enquanto no Grupo 3: Dimensão Ambiental estão trinta e nove (39) peças, que enfatizam a preservação do meio ambiente e que correspondem aos aspectos ambientais da sustentabilidade. Entre as estratégias metodológicas, além dos critérios de seleção das peças, está a análise semiótica, na perspectiva da semiótica peirceana, de duas peças por dimensão, enquanto as reflexões sustentam-se em teorias sobre os processos comunicacionais e culturais que envolvem marca, publicidade e sustentabilidade, com ênfase no conceito de “cultura-mundo”. Independente de análises do mundo financeiro, sobre o alcance da sustentabilidade do “Itaú”, as peças exibem uma marca em expansão, que firma sua identidade assumindo-se sustentável, em suas três dimensões: Econômica, Social e Ambiental, bem como se mostra sustentável em manifestações da sua identidade, na publicidade. A marca se humaniza por compartilhar deveres com os usuários e se aproxima deles também por propiciar o prazer do dever cumprido, via publicidade. Tratar dos caminhos da publicidade e da marca no contexto contemporâneo, da “cultura-mundo”, envolvendo a sustentabilidade, constitui a importância desta pesquisa.


Citação

Use este identificador para citar ou linkar este item