A ação inspetora no Brasil ao longo da história da educação: análise dos termos de visita do Grupo Escolar Senador Vergueiro (1919-1950)
Carregando...
Arquivos
Data
2014
Tipo de documento
Tese
Curso
Assunto
Autor(es)
Orientador(es)
Título da Revista
ISSN da Revista
Título do Volume
Resumo / Abstract
O objetivo desta tese é analisar o papel do inspetor de ensino no período de 1919 a 1950, focando a dualidade de sua ação: fiscalizadora ou orientadora. A investigação foi realizada por meio da análise dos Termos de Visita dos inspetores no período de 1919 a 1950, do Grupo Escolar Senador Vergueiro, na cidade de Sorocaba, São Paulo. Para contextualizar o estudo, foi feito um levantamento bibliográfico da História da Educação Brasileira desde 1549. Verificou- -se, no processo de construção do trabalho, que, embora a função não existisse explicitamente, a ação inspetora esteve presente ao longo dos tempos, porém diluída em outros papéis.