A comunicação ambiental como estratégia organizacional: um estudo da aplicabilidade da norma NBR ISO 14063:2009
Arquivos
Data
Tipo de documento
Curso
Assunto
Autor(es)
Orientador(es)
Título da Revista
ISSN da Revista
Título do Volume
Resumo / Abstract
Esta pesquisa visa estudar se a gestão ambiental no campo da comunicação organizacional interna é possível. Busca identificar as várias ferramentas de comunicação interna utilizadas por uma empresa que mantém um sistema de gestão ambiental certificado e compará-las com as abordagens apresentadas na norma sobre comunicação ambiental da ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas, NBR ISO 14063:2009. Assim, analisa se o planejamento e a operacionalização destacados na norma são factíveis. A pesquisa destaca os temas: comunicação organizacional interna e as questões ambientais e os considera como relevantes e emergentes, enquadrando-se na linha de pesquisa Mídia e Práticas Socioculturais do Programa de Mestrado em Comunicação e Cultura da Universidade de Sorocaba. Como metodologia, este trabalho utiliza a pesquisa bibliográfica na apresentação das questões ambientais e da Educação Ambiental, tendo o autor Marcos Reigota como referência teórica. Utiliza a mesma metodologia no estudo da norma, no estudo do histórico e do papel de destaque da comunicação organizacional e interna, baseados principalmente nos autores Paulo Nassar, Margarida Kunsch e Marlene Marchiori, assim como, no estudo da evolução da comunicação ambiental nas organizações, com a contribuição do autor Vilmar Berna. No sexto capítulo, traz um estudo de caso para descrever as práticas de comunicação ambiental interna da empresa Flextronics, unidade de Sorocaba. No capítulo seguinte, faz uma análise comparativa entre as práticas identificadas no caso estudado e as propostas pela norma, concluindo sobre a sua aplicabilidade prática a fim de ratificar a hipótese. Espera-se com a pesquisa oferecer a oportunidade do conhecimento e entendimento da norma de comunicação ambiental e sua aplicabilidade e, com isso, auxiliar as organizações na busca de um bom planejamento e execução do seu processo interno de comunicação ambiental.