Comunicação da sensorialidade: gastronomia e o chef Michel Bras em destaque
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Resumo / Abstract
O tema da nossa pesquisa está na interface entre comunicação e gastronomia e tem a produção do chef Michel Bras como foco, sendo guiada pela pergunta: Como se dá a comunicação da sensorialidade com a culinária do chef Michel Bras? Assim, compreender processos de comunicação da sensorialidade na gastronomia constitui o objetivo geral da pesquisa, enquanto identificar a relação entre gastronomia e as mídias; explicitar a concepção de gastronomia inerente à produção do chef Michel Bras e descrever e avaliar aspectos que propiciam o desenvolvimento dos sentidos no intérprete são os objetivos específicos. Para alcançar tais objetivos serão utilizados as seguintes estratégias metodológicas: documentação indireta (pesquisa bibliográfica) e análise semiótica de cinco imagens (representações visuais), na perspectiva da semiótica peirciana, que constam no livro Bras: Laguiole Aubrac, de 2002, agrupadas em cinco categorias: Entrada, Sopa, Peixe, Carne e Sobremesa; análise temática de quatro vídeos disponibilizados no Youtube e do documentário Step up to the Plate. Entre os autores que compõem a fundamentação teórica destacamos Franco, Flandrin e Montanari e Carneiro para tratar da gastronomia; Debord, Lipovetsky e Serroy, Sodré e Maffesoli, entre outros, para refletir sobre a midiatização da gastronomia e Santaella, para análise semiótica das imagens, acrescentando-se Aumont e Marie, para análise temática dos vídeos e do documentário. Avaliar o potencial de imagens, que constam do corpus anunciado, na ressignificação da gastronomia constitui a importância desta pesquisa vinculada à Linha de Pesquisa Análise de Processos e Produtos Midiáticos.