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Processos comunicacionais nos jogos narrativos: a relação entre o roleplay e as histórias de vida dos players

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Data

2016

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Dissertação

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Resumo / Abstract

Essa pesquisa objetiva responder questões acerca da possibilidade de um processo comunicacional nos jogos narrativos, aqui compreendidos como o conjunto composto por RPG (Role Playing Games) e larp (live action role play). A intenção, com isso, é interpretar uma possível relação entre o roleplay observado nesses jogos com as histórias de vida dos participantes. Para tanto, é composto por um uma revisão de literatura, que visa compreender os três elementos componentes do objeto estudado, aqui denominados imaginário, narrativo e vincular. Alguns dos principais referenciais teóricos vistos nesse levantamento são Joseph Campbell, Mircea Eliade, Carl Gustav Jung, Jorge Miklos, Malena Contrera e Vilém Flusser. Complementa-se com a observação participante de uma sessão de jogo e com a condução de entrevistas com os participantes do jogo a partir de metodologia proposta por Monica Martinez. A partir desse percurso, considera que, a partir da interpretação da relação vista entre personagens e players no estudo empírico conduzido, os jogos narrativos constituem um processo comunicacional, uma vez que a narrativa tecida nesse objeto concilia a imaginação e a socialização dos participantes.


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