Repositório Institucional da UNISO
 

Visões, confluências e conflitos sobre o ensino de arquitetura e urbanismo

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2017

Tipo de documento

Dissertação

Curso



Título da Revista

ISSN da Revista

Título do Volume

Autor(es)

Orientador(es)

Coorientador(es)

Organizador(es)

Projetos de Pesquisa

Unidades Organizacionais

Fascículo

Resumo / Abstract

A presente dissertação trata da formação em Arquitetura e Urbanismo e da problemática relacionada: ao currículo, à formação dos professores, ao descontentamento dos estudantes, ao aumento do número de cursos sem paralelo aumento da qualidade dos mesmos. A pesquisa pretende trazer subsídios para o debate sobre os objetivos e a efetividade dessa formação. O estudo analisou as principais confluências e conflitos de visões sobre o ensino de Arquitetura e Urbanismo e a desejável formação profissional nesta área sob a ótica de diferentes agentes interessados no tema, tais como: estudantes, professores, Estado, profissionais, Conselho Profissional e a sociedade. A metodologia da pesquisa foi definida em função da análise proposta. Para conhecer e destacar os principais pontos das visões sobre este ensino foi utilizada a pesquisa qualitativa com a triangulação entre pesquisa bibliográfica, análise documental e pesquisa telematizada. Para o tratamento dos dados foi utilizada a análise de conteúdo. Por meio desta técnica, foi possível identificar, comparar e analisar diferentes visões sobre o ensino de Arquitetura e Urbanismo, permitindo, ao final, apontar perspectivas de mudanças para este ensino no Brasil assim como possibilidades de desdobramentos desta pesquisa.


Citação

Use este identificador para citar ou linkar este item