Narrativas corporativas em tempos de mídias sociais: o site "Reclame Aqui"
Arquivos
Data
Tipo de documento
Curso
Assunto
Autor(es)
Orientador(es)
Título da Revista
ISSN da Revista
Título do Volume
Resumo / Abstract
Este estudo aborda as narrativas corporativas em tempos de mídias sociais, com foco no Site Reclame Aqui. O recorte está nas micro e pequenas empresas sorocabanas que foram reclamadas de forma ofensiva no referido site e que moveram processos judiciais contra seus consumidores além do próprio portal. Com o intuito de conhecer o processo comunicacional em situações litigiosas e averiguar como os empresários estão reagindo às reclamações, o trabalho foi conduzido em duas fases. Na primeira foram realizadas buscas sobre o tema escolhido e o corpo teórico que a compõe. Na segunda etapa foram investigadas as reclamações no site e as empresas reclamadas por meio de questionário. Os resultados mostram as micro e pequenas empresas vulneráveis a escândalos online. Uma vez que o portal de reclamações amplia essa realidade devido à rápida repercussão, essa exposição afeta a imagem corporativa causando impacto negativo no fechamento dos negócios, além de mostrar a burocracia e a fragilidade do processo comunicacional vivido pelas empresas em situações difamatórias