O Colégio Salesiano São José: juventude, educação e valores
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Resumo / Abstract
Esta dissertação investiga a implantação e fundação do Colégio Salesiano São José de Sorocaba e como são entendidos os princípios educacionais salesianos elaborados por Dom Bosco e que servem de referencial para os docentes que participam das atividades educacionais. Adotou-se o referencial teórico historicista, investigativo e analítico de tipo qualitativo, com uso metodológico da técnica de aplicação de questionário aberto. Fundamentado em literatura salesiana, o texto contempla o período de fundação, implantação e expansão da congregação salesiana na Itália e no mundo, bem como a reprodução e ressignificação dos procedimentos educativos legados por João Bosco no Colégio Salesiano São José. Com a chegada dos salesianos no Brasil, em 1883, foram construídas unidades educacionais em várias regiões do país. Com o insistente apelo de Dom Aguirre, bispo de cidade de Sorocaba, fundou-se em 1962 o Colégio Salesiano São José, conhecido como Salesiano. O objetivo deste trabalho é de conhecer a história dessa fundação e pesquisar como são interpretados e desenvolvidos os princípios educacionais salesianos nas práxis dos docentes e se esses princípios são absorvidos pelos educandos que participam desse processo educativo. A questão é tratada por meio de análise dialética entre a perspectiva historicista dos fundamentos salesianos e o discurso institucional aliado à prática docente no Colégio Salesiano São José. Esta pesquisa constatou que há incidência desses princípios salesianos nas práxis docentes do Colégio Salesiano, constatação que permitiu avaliar o grau de fidelidade do projeto e das práxis educativas desta instituição com o ideal educativo proposto pelo fundador Dom Bosco na Itália do século XIX e que, saído de sua terra natal, se apresenta como marco referencial desta Instituição.