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Controle de suspensão ativa automotiva por lógica difusa ("fuzzy logic")

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Data

2017

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Dissertação

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Resumo / Abstract

Ao pesquisar sobre a Lógica Fuzzy e estudando os modelos na área de controle convencional pergunta-se: é possível comparar sistemas convencionais com sistemas Fuzzy obtendo respostas similares ou com aproximações? Para obter resposta de tal pergunta foi desenvolvido nesse trabalho o controle de suspensão ativa automotiva com o controlador Fuzzy que seguiu uma linha de pesquisa voltada para desenvolvimento e controle de processos produtivos, com o objetivo de analisar alguns métodos de controle usando métodos tradicionais e um equivalente em lógica difusa, comparando assim seus modelos de controle. Este trabalho iniciou-se por uma revisão de literatura que abordou temas voltados para conhecimento da Lógica Fuzzy, de tal forma que seguiu com uma pesquisa exploratória com o intuito de entender e desenvolver sistemas utilizando essa lógica, sendo assim, desenvolvendo pesquisas bibliográficas e simulações em softwares específicos como o Simulink e Fuzzy do Matlab. Esse trabalho procurou-se obter respostas próximas entre um sistema de controle modelado de maneira convencional e um sistema de controle modelado com Lógica Fuzzy, partindo de um sistema massa-mola-amortecido até chegar a um sistema de suspensão ativa, quando esse sistema é designado a um modelo de uma das quatro rodas de um ônibus. Em ambos os casos as respostas ficaram próximas sendo que para o sistema massa-mola-amortecido foi mais favorecido utilizando a Lógica Fuzzy. Já para o sistema de suspensão ativa, o controle convencional se demostrou mais favorável, porém ambos os controles para a suspensão ativa atingiram o objetivo de controlar o sistema antes dos 5 segundos e com sobressinal menor que 5%. As diferenças entre esses controles estão na forma de ajuste dos seus parâmetros, o que torna suas repostas próximas e confirmando que ambos os controles são capazes de obter resultados satisfatórios.


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