Repositório Institucional da UNISO
 

A poética de Emmanuel Marinho adentra o cotidiano escolar em Pilar do Sul

Imagem de Miniatura

Data

2018

Tipo de documento

Dissertação

Curso



Título da Revista

ISSN da Revista

Título do Volume

Autor(es)

Orientador(es)

Coorientador(es)

Organizador(es)

Projetos de Pesquisa

Unidades Organizacionais

Fascículo

Resumo / Abstract

Esta pesquisa parte de inquietações vivenciadas no cotidiano escolar, na busca pela reinvenção e pelo entendimento do diálogo que pode ocorrer entre educador/poética/educando, de modo que este proporcione uma prática que reflita movimentos produtores de significados poético-político-estéticos no contexto das aulas de Língua Portuguesa do 9º ano do Ensino Fundamental, de uma escola estadual de Pilar do Sul - SP. Para esses movimentos, a aproximação dos estudantes com a poética de Emmanuel Marinho foi proporcionada, de modo a entender as suas reverberações no cotidiano escolar. O poeta, com seus poemas, textos teatrais e música discute os mais diversos assuntos de maneira muito provocativa. Com a poética de Emmanuel Marinho houve a possibilidade de sensibilização para a leitura e escrita, com (re) leituras de aspectos culturais presentes nos textos e também na sociedade da qual os estudantes fazem parte. E partindo disto, as produções aconteceram no contexto escolar e também fora dele: em oficinas de escrita e produção inventiva tanto com estudantes quanto com os professores; a realização da oficina A poética da escrita no Sesc-Sorocaba, e por fim, a publicação do livro A poética do eu: poemas que nasceram em sala de aula, como consequência do trabalho com a poética e do exercício da poesia no cotidiano escolar.


Citação

Use este identificador para citar ou linkar este item