Bios midiático e o cavalo doméstico: estudo com representações visuais no jornal O Estado de S. Paulo
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Resumo / Abstract
Esta pesquisa trata de representações visuais do cavalo doméstico e é guiada pela seguinte pergunta: em que medida os sentidos gerados pelas representações visuais de cavalos domésticos, veiculadas no jornal O Estado de S. Paulo, de 2016, contribuem para que as pessoas se sensibilizem quanto ao bem-estar desses animais? Com isso, delineia-se o objetivo geral de compreensão do potencial de sentidos do bios midiático do cavalo doméstico, postos em circulação pelo jornal O Estado de S. Paulo, no ano de 2016. Os objetivos específicos são os seguintes: compreender a função da interpretação nos processos comunicacionais; explicitar o potencial de sentidos gerados por representações visuais de cavalos domésticos e, por fim, inventariar em que medida, os sentidos gerados pelas representações visuais levam os intérpretes à ressignificação de suas crenças sobre cavalos a ponto de se sensibilizarem com o bem-estar de tais animais. Entre as mídias retratando cavalos, selecionamos, para compor o corpus, representações visuais veiculadas no jornal O Estado de S. Paulo, no ano de 2016, que foram classificadas em cinco categorias: Cotidianidade, Produtos midiáticos, publicidade, Olímpiadas Rio2016 e Turismo, sendo que serão analisadas, na perspectiva da semiótica peirceana, representações visuais selecionadas dessa amostra, para cada uma das categorias. Da fundamentação teórica destacamos o conceito de bios midiático, proposto por Sodré, bem como a relação comunicação/representação, conforme Sfez. Entre os resultados, enfatizamos que os sentidos culturais atrelados ao cavalo doméstico são reavivados no bios midiático, desde os mitológicos até os gerados pelo uso cotidiano do animal; no entanto, a possibilidade dessas representações visuais incitarem a reflexão sobre o bemestar do animal não é evidente. A importância desta pesquisa está na reflexão sobre a sensibilização das pessoas para o bem-estar do cavalo doméstico e, de modo específico, para a área de comunicação pela ênfase dada aos processos de interpretação de representações visuais, que estão presentes em produtos midiáticos os mais diversos. Sendo assim, a pesquisa contempla uma mídia, o jornal impresso, bem como estuda um processo comunicacional guiado por representações visuais, o que a faz pertinente à área de concentração Mídias e à linha de pesquisa Análise de processos e produtos midiáticos.