Queer made in Brazil: visibilidade (hiper)midiática da diversidade sexual e de gênero em videoclipes
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Resumo / Abstract
Esta pesquisa insere-se no campo contemporâneo da Comunicação e cultura e aborda a arte-vida de artistas da música brasileira atual. O objeto de estudo configura-se como ferramenta de visibilidade (hiper)midiática dos discursos a respeito da diversidade na abordagem de questões sexuais, de gênero, étnico-raciais e sociais na produção audiovisual – o videoclipe. Elabora-se ma leitura crítica sobre as relações entre o sujeito contemporâneo, seus processos de (des)identificações com o padrão hegemônico e a produção de conteúdo audiovisual. Aspectos comunicacionais, do corpo/performance, mídias audiovisuais e desdobramentos da arte-vida em visibilidade (hiper)midiática da diversidade sexual e de gênero perfazem a problemática desta pesquisa. O objetivo deste trabalho concentra-se em investigar a produção dos videoclipes de Johnny Hooker e Liniker, Linn da quebrada, Rico Dalasam e São Yantó, ao discutir como os videoclipes de artistas queer da música brasileira possibilitam a visibilidade (hiper)midiática de novas/outras práticas socioculturais, para além do mainstream. O percurso metodológico consiste em observar, descrever e discutir sujeitos, objetos e respectivos contextos acerca dos videoclipes e (re)considerar a noção de queerness presente nesses materiais audiovisuais, em uma pesquisa empírica qualitativa-exploratória. O embasamento teórico, flexível e dinâmico dos estudos contemporâneos, interseccionados com os estudos queer, delineiam a discussão proposta nesta dissertação. A discussão sobre o objeto de estudo transversaliza questões emergentes de propostas artísticas dissidentes no país. Nessa proposta, são trabalhados os conceitos queer, na produção de discurso contra hegemônico e nas relações do Ser/Estar do sujeito com a sociedade, cultura e diversidade. Os resultados apontam para a emergência de inquietações acerca do sujeito queer e sua produção intelectual, artística e ativista.