Repositório Institucional da UNISO
 

Métodos de mineração de dados na identificação dos motivos da evasão na Universidade de Sorocaba, no período de 2012 a 2018

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2020

Tipo de documento

Dissertação

Curso



Título da Revista

ISSN da Revista

Título do Volume

Projetos de Pesquisa

Unidades Organizacionais

Fascículo

Resumo / Abstract

A evasão é a saída precoce do discente do curso escolhido. Para os gestores das instituições de ensino superior (IES) tem-se caracterizado um problema devido à dificuldade na previsão dos fatos geradores. Logo, essa pesquisa procura apresentar um estudo sobre a evasão nos cursos na UNISO entre 2012 e 2018, identificando padrões e regras encontradas no histórico dos discentes evadidos. Para tal utilizou técnicas para medir a evolução da evasão com o auxílio da equação de Evasão Anual e aplicação de métodos de Business Intelligence (BI), dentre eles árvores de decisão e análise de agrupamentos (clustering) para identificar padrões ocultos no grande volume de dados gerados. Foi analisado 29.303 discentes, que cursaram 31.799 cursos, totalizando 37.621 registros comportamentais analisados, onde no estudo mostra-se a evolução da evasão no contexto da universidade, das grandes áreas e especificamente dos cursos, descrição do perfil do discente na faixa de tempo estudada, padrões relacionados as tendências a evadir no aspecto da faixa etária, períodos cursados, média de notas, quantidade de faltas, grande área dos cursos, diferenças dos evadidos para os cursos da manhã e da noite, aspectos relacionados a quanto foram concluído dos componentes curriculares do curso, dentre outras variáveis, trazendo como resultado os perfis dos discentes evadidos, onde um dos perfis de maior relevância é o discente do sexo masculino entre 21 e 25 anos, da grande área de Engenharias que evade no 2º ou 5º semestre, com padrão de comportamentos apontados nas variáveis relacionadas a cancelamentos, trancamentos e média de notas.


Citação

Use este identificador para citar ou linkar este item