Gomes, Luiz FernandoRibeiro, EdmilsonRibeiro, Edmilson2023-05-092023-05-092013https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/662Diante das mudanças ocorridas na sociedade contemporânea com a presença das novas tecnologias da informação e comunicação, o tema para esta dissertação discute a relação entre as tecnologias e a educação e escolheu como possibilidade de recurso didático o uso do blog no ensino superior e em específico na disciplina de Teoria Geral da Administração, em uma faculdade particular. Teve-se como hipótese que a utilização do blog como um recurso didático, permite a interatividade dos participantes além do espaço físico da sala de aula, ou seja, para o ambiente virtual, e o aluno estaria assim mais envolvido com o conteúdo disciplinar. Para estudar o blog como recurso didático, foi realizada uma experiência, desenvolvida com 49 alunos do curso de Administração e foram criados dois blogs, organizados pelo professor da disciplina de Teoria Geral da Administração e disponibilizados aos alunos. Durante o período de dois semestres (2012-2013), as informações postadas pelos alunos, foram registradas e analisadas. De modo geral os alunos se envolveram, postando imagens e textos criados coletivamente, assim como conversavam sobre as postagens com conteúdos da disciplina. Foi possível verificar que o conteúdo não ficou restrito ao período de sala de aula, mas foi ao cotidiano dos alunos por meio da tecnologia. As análises também apontaram para a necessidade da mediação do professor, como motivador para a participação no blog, e para tanto compreender as linguagens envolvidas no recurso do blog se fez importante para a dinâmica desse espaço de hipertextos.Given the changes in contemporary society with the presence of new information technologies and communication , the theme for this dissertation discusses the relationship between technology and education as possible and chose teaching resource using the blog in higher education and specifically in the discipline General Theory of Administration , in a private college . Had been hypothesized that using the blog as a teaching tool , allows interactivity of participants beyond the physical space of the classroom , or to the virtual environment , and the student would thus be more involved with the disciplinary content . To study the blog as a teaching resource , we conducted an experiment, conducted with 49 students of Directors and have created two blogs , organized by the teachers of the General Theory of Administration and made available to students . During the two semesters (2012-2013) , the information posted by students were recorded and analyzed . Generally students were involved , posting images and texts created collectively , as well as talking about the posts with subject contents . It was possible to verify that the content was not restricted to the period of the classroom , but it was the students' everyday lives through technology . The analysis also pointed to the need for mediation of the teacher as a motivator for participation in the blog , and understand both languages involved in the appeal of the blog became important for the dynamics of this space hypertext.BlogsTecnologia educacionalTecnologia da informaçãoComunicação na educaçãoInternet na educaçãoComputadores e civilizaçãoAdministração - Estudo e ensino (Superior)O blog como recurso didático na disciplina de teoria geral da administração: relato de uma experiênciaDissertação