Goergen, PedroAlbuquerque, Edgar Domingo deAlbuquerque, Edgar Domingo de2023-05-092023-05-092008https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/391A educação é um bem da sociedade e, como tal, deve promover a justiça social. Entretanto, sociedades democráticas são pontuadas por uma pluralidade de doutrinas abrangentes e definir o que é uma educação justa nem sempre é alvo de um consenso. Este trabalho abordou essa questão a partir do referencial teórico de John Rawls e suas idéias a respeito de justiça social, estabelecendo uma conexão entre justiça e educação.Education is a social good and must promote social justice. Meanwhile, democratic societies has a plurality of comprehensive doctrines and get a consensus about what should a fair education be is not easy. This study addressed this question from the theoretical framework of John Rawls and his ideas about social justice by establishing a connection between justice and education.Educação - FilosofiaProgramas de ação afirmativaJustiça socialEntre a lousa e a balança: um ensaio sobre educação e justiça na perspectiva da filosofia de John RawlsDissertação