Santos, Tarcyanie CajueiroSchwab, MatheusSchwab, Matheus2024-09-162024-09-162023https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/1703https://doi.org/10.22482/dspace/279Esta pesquisa tem como tema a relação entre cultura popular e as mídias digitais, guiada pelo questionamento: de que forma a cultura caipira apropria-se das mídias digitais? Como objeto de estudo, focou-se na relação entre as mídias digitais, principalmente os smartphones, e as festas realizadas na cidade de São Luiz do Paraitinga, no interior de São Paulo. Trata-se de uma cidade festiva e reconhecida como um reduto caipira. Assim, o objetivo principal deste estudo é identificar e compreender os sentidos presentes no uso das mídias digitais pelos caipiras presentes nas festas populares. Para isso, os objetivos específicos consistem em: evidenciar o caráter dinâmico da Cultura Caipira; identificar quais manifestações da Cultura Caipira podem ser encontradas em São Luiz do Paraitinga; identificar situações em que as mídias digitais se relacionam com a cultura caipira durante as festas populares de São Luiz do Paraitinga e de que forma elas produzem novos sentidos comunicacionais. O referencial teórico foi composto por: Néstor García Canclini e o conceito de Hibridação Cultural; Luiz Beltrão e a teoria da Folkcomunicação; Antônio Candido e seu estudo nas comunidades caipiras e Roberto DaMatta e seus conceitos em torno dos rituais. Após a realização de uma revisão bibliográfica, foi realizada uma pesquisa etnográfica contemplando oito festas e duas apresentações artísticas entre os meses de maio, junho, julho e agosto de 2022. Foram identificadas uma série de situações e exemplos em que as mídias digitais estiveram presentes durante as festas caipiras. Concluiu-se que há um atravessamento das mídias digitais sobre as festas. Isto incide na necessidade dos envolvidos com as festas realizarem uma série de adaptações em suas práticas sociais. Para isso, práticas distintas são recombinadas e é nesta etapa que ocorrem as apropriações. A recombinação e as apropriações geram novas práticas e estruturas que coexistem com as antigas. Por fim, esta operação tem como consequência a ampliação, tanto dos meios digitais, quanto das festas.This research it’s about the relationship between popular culture and digital media, guided by the question: how does caipira culture appropriate digital media? As an object of study, it focused on the relationship between digital media, mainly smartphones, and popular festivals held in the city of São Luiz do Paraitinga, in the interior of São Paulo. It is a festive city and recognized as a caipira stronghold. The main objective of this study is to identify and understand the meanings present in the contact between caipiras and digital media during popular festivals. For this, the specific objectives consist of: highlighting the dynamic character of Caipira Culture; identify which manifestations of the Caipira Culture can be found in São Luiz do Paraitinga; identify situations in which digital media are related to caipira culture during popular festivals in São Luiz do Paraitinga and how they produce new communication meanings. The theoretical framework was composed of: Néstor García Canclini and the concept of Cultural Hybridization; Luiz Beltrão and the theory of Folkcommunication; Antônio Candido and his study in caipira communities and Roberto DaMatta and his concepts around rituals. After carrying out a bibliographical review, an ethnographic research was carried out covering eight popular festivals and two artistic presentations between the months of May, June, July and August 2022. A series of situations and examples were identified in which digital media were present during the caipira festivals. It was concluded that there is a crossing of digital media on parties. This focuses on the need for those involved with the festivities to make a series of adaptations to their social practices. For this, different practices are recombined and that’s the stage when appropriations occur. Recombination and appropriations generate new practices and structures that coexist with the old ones. Finally, this operation has the effect of expanding both digital media and popular festivals.Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 BrazilComunicação de massa e culturaMidias digitaisCultura popularFestas folclóricas - São Luiz do Paraitinga (SP)Comunicação no folclore - São Luiz do Paraitinga (SP)Mídias digitais e cultura caipira: um estudo nas festas de São Luiz do ParaitingaDissertaçãoCIÊNCIAS SOCIAIS::Outras ciências sociais::Estudos de mídia e comunicação