Soares, Maria Lúcia de AmorimSantos, Helton dosSantos, Helton dos2023-04-302023-04-302004https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/141Este trabalho teve como objetivo refletir sobre o conhecimento e perspectivas construídos sobre empreendedorismo na disciplina Empreendedor em Informática ministrada para alunos do curso de Análise de Sistemas da Universidade de Sorocaba. O estudo procurou entender as origens do termo empreendedorismo e quem é o empreendedor, buscando evidenciar fatos históricos que contribuíram para o desenvolvimento dessa atividade. De acordo com a metodologia desenvolvida na pesquisa, no final do semestre letivo, foi solicitado aos alunos que produzissem uma redação que falasse livremente sobre empreendedorismo. Dessa forma, se conseguiu um material rico e complexo que possibilitou a realização de inúmeras leituras e compreensões dos novos conhecimentos e perspectivas sobre empreendedorismo. Finalmente, na análise das categorias obtidas das redações, evidencia-se a percepção de que são necessários conhecimentos, que precisam ser revistos e aperfeiçoados ao longo da trajetória desafiadora de se tornar um empreendedor. Os alunos reconhecem a necessidade de inovar, sabem que e necessária criatividade e uma preocupação e em conhecer e aperfeiçoar as técnicas de planejamento e gestão de negócios, sem no entanto ficarem iludidos que existem garantias de sucesso com empreendedor.This work intends to reflect upon knowledge and perspectives developed about entrepreneurship within the subject Informatics Entrepreneur in the Systems Analysis Undergraduate Program at Universidade de Sorocaba. Origins of entrepreneurship and entrepreneur characteristics are discussed in order to highlight historical facts that were relevant to the development of this activity. Field data, according to this work's methodology, was collected by means of compositions written by the Informatics Entrepreneur students, having entrepreneurship as the subject. Such compositions offered a complex and rich information that allowed several interpretations and understanding of new knowledge and perspectives on entrepreneurship. The analysis of categories developed from the compositions highlights the need of constantly developed and updated knowledge in order to become an entrepreneur. Students also recognize innovation and creativity relevance, as well as the importance of refining management techniques. On the other hand, they are conscious that there is no way to assure success as an entrepreneur.pt-BREmpreendedorismoEmpreendedor em informáticaCurso de Análise de SistemasA disciplina de empreendedorismo no curso de Análise de Sistemas da Universidade de Sorocaba: uma reflexãoDissertação