Drigo, Maria OgéciaMartins, Pedro Luiz Figueira GimenesMartins, Pedro Luiz Figueira Gimenes2023-05-092023-05-092013https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/549Esta pesquisa tem como contexto marca e consumo na contemporaneidade, nela consideramos que a marca constrói um contexto significativo em decorrência dos processos comunicativos que engendra por meio dos modos como se expressa, quer seja pela qualidade dos produtos, ou pelos logos, embalagens, slogans ou diálogos com outras marcas e personagens, importa-nos, portanto, nesse universo das marcas no contemporâneo, tratar da marca Hello Kitty. Nosso objetivo geral é compreender o processo comunicativo estabelecido pelas marcas no contexto contemporâneo e os específicos de explicitar aspectos do contexto contemporâneo com ênfase nas relações estabelecidas pelas marcas e pelo consumo; inventariar o percurso da Hello Kitty no universo das marcas; identificar os valores que agrega a outras marcas e explicitar o seu papel no processo comunicativo das marcas, ou seja, delinear o contexto que a interação entre as marcas e Hello Kitty constroem para tais marcas,para tal, valemo-nos de Bauman, Maffesoli, Canclini, Baudrillard e Lipovetsky para tratar de aspectos do contemporâneo e do consumo; Semprini e Aaker e Perez para marcas, bem como análise semiótica de representações visuais da Hello Kitty e da sua imagem em outras marcas, com ênfase na marca MAC. Tratar das marcas e do contexto que elas estabelecem, no caso em diálogo com a Hello Kitty, constitui a relevância dessa pesquisa, uma vez que isso a as insere como objetos de estudo da comunicação num sentido mais amplo, que os aspectos contemplados pelo marketing e pela publicidade.This research has as its context “trademark” and “consumption” in contemporaneity. In it we considered that a trademark builds a meaningful context because of the communicative processes which engenders by means of the way it expresses itself, may it be by the quality of the product, by logos, package, slogans or dialogs with other trademarks and characters. It is important to us, then, in this universe of trademarks in contemporaneity, to deal with the trademark Hello Kitty. Our general purpose is to comprehend the communicative process established by the trademarks in the contemporary context and the specific goal is to explicit aspects in the contemporary context emphasizing the relationships established by the trademarks and by the consumption. We well inventory the route of Hello Kitty in the universe of the trademarks; identify the values that it aggregates to the other trademarks and explicit its role in the communicative processes of the trademarks, in other words, delineate the context which the interaction between trademarks and Hello Kitty builts towards such trademarks, for such, we make use of Bauman, Maffesoli, Canclini, Baudrillard and Lipovetsky to deal with aspects of the contemporary and of consumption; Semprini and Aaker and Perez for the trademarks, as well as semiotic analysis of the visual representations of Hello Kitty and its image in other trademarks, with emphasis in the trademark MAC. We well deal with trademarks and with the context they establish, in the case as dialog with Hello Kitty, constitutes the relevance of this research once it inserts them as object of study of communication in a broader sense than the aspects covered by marketing and advertising.Comunicação visualMarca de produtosConsumidoresConstrução dos sentidos no universo das marcas: Hello Kitty em focoDissertação