Gonçalves, Daniel BertoliSiqueira, Simone dos SantosSiqueira, Simone dos Santos2023-05-092023-05-092021https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/1075Essa pesquisa descritiva qualitativa teve como propositura o desenvolvimento de material didático de educação ambiental a partir das experiências e resultados do Projeto Reciclarte aplicado em uma escola pública na cidade de Indaiatuba. Participaram do projeto alunos do ensino médio em parceria com jovens do Rotary Club de Indaiatuba, que foi também o grande apoiador entre outros como o COMDEMA e a UNISO. Com a finalidade de ir além da conscientização ambiental, através de ações com ideias na redução, reuso e reciclagem de embalagens que geralmente acabam indo para os aterros sanitários, nasceram nove temas trabalhados por grupos de dois à cinco alunos. Foram abordados os problemas dos descartes do óleo de cozinha usado com a ideia do ReciclÓleo para ser coletado em um container adaptado para PET com óleos e, após captado por pessoas autorizadas, serem levados para transformação em biocombustíveis; informações sobre os impactos dos lixões nos lençóis freáticos; produção de composteiras com cascas de frutas, legumes e verduras; ideias para utilização do chorume em água de reuso; reutilização de pneus em floreiras; produção de horta vertical com PET’s e palete; aproveitamento do lixo eletrônico; divulgação de como e onde encontrar os ecopontos fazendo a coleta seletiva do lixo seco e úmido; e informar sobre extinções de espécies como a importância das abelhas e a polinização na natureza. A pesquisa embasada neste projeto teve a fundamentação científica do relato histórico da educação ambiental no Brasil, juntamente com as leis dos resíduos sólidos e da própria educação escolar. No decorrer da pesquisa, é apresentada a arte da reciclagem e como ela é traduzida na educação ambiental, com movimentos artísticos conhecidos como arte reciclada, que, atualmente, inspira uma infinidade de criadores ao longo do mundo. O material didático ilustrado, produzido com objetivo de capacitar professores e gestores ambientais na aplicação de projetos de ação nas escolas e instituições, encontra-se no final desta pesquisa e tem a metodologia que foi aplicada para cada tema, exposições do trabalho das imagens do trabalho no shopping e museus da cidade, e a grata homenagem como um dos melhores projetos na educação em 2019, avaliado pela Fundação Lemann. Todos os trabalhos foram descritos de forma detalhada e a própria pesquisa fundamentada por autores de grande relevância na educação ambiental são citados para gerarem novos trabalhos com ideias, projetos e alternativas de soluções socioambientais sustentáveis.This qualitative descriptive research had as proposal the development of didactic material of environmental education from the experiences and results of the Project Reciclarte applied in a public school in the city of Indaiatuba. High school students participated in the project in partnership with young people from the Rotary Club of Indaiatuba, which was also the great supporter among others like COMDEMA and UNISO. In order to go beyond environmental awareness, through actions with ideas in the reduction, reuse and recycling of packaging that usually end up going to landfills, were created nine themes worked on by groups of two to five students. The problems of disposal of used cooking oil were addressed with the idea of Recycling Oil to be collected in a container adapted for PET with oils and, after captured by authorized people, be taken for transformation into biofuels; information on the impacts of landfills on groundwater; production of compost with peels of fruit, vegetables and greens; ideas for the use of slurry in reuse water; reuse of tires in flower beds; production of vertical garden with PET's and pallet; use of electronic waste; disclosure of how and where to find ecopoints making the selective collection of dry and wet waste; and inform about extinctions of species such as the importance of bees and pollination in nature. The research based on this project had the scientific basis of the historical report of environmental education in Brazil, together with the laws of solid waste and school education itself. During the research, the art of recycling is presented and how it is reflected in environmental education, with artistic movements known as recycled art, which currently inspires a multitude of creators throughout the world. The illustrated didactic material, produced with the objective of training teachers and environmental managers in the application of action projects in schools and institutions, is at the end of this research and has the methodology that was applied to each theme, exhibitions of the work of images of the work in the shopping mall and museums of the city, and the grateful homage as one of the best projects in education in 2019, evaluated by the Lemann Foundation. All the works were described in detail and the research itself, based on authors of great relevance in environmental education, is cited to generate new work with ideas, projects and alternatives for sustainable social and environmental solutions.Educação ambientalReaproveitamento (sobras, refugos, etc.)Arte na educaçãoPrática de ensinoMeio ambiente - Aspectos sociaisGuia de educação ambiental unindo redução, reuso, reciclagem, arte e tecnologiaDissertação