Grohs, Ana Cristina da Costa PilettiCima, Gabriella de AlmeidaCima, Gabriella de Almeida2023-06-122023-06-122019https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/1136A partir da década de 70, um novo modelo econômico surgiu nos EUA denominado Economia Compartilhada nos Estados Unidos. Contudo, isto gerou novos desafios para os profissionais de comunicação, que buscam diariamente estabelecer relações de confiança com seus públicos. Neste estudo, teve como objetivo identificar o papel das Relações Públicas na construção de confiança entre organizações que atuam no sistema de Economia Compartilhada e seus usuários. Este trabalho apresenta uma revisão teoria sobre os conceitos de Economia Compartilhada, Confiança e Relações Públicas. Em seguida, propõe realizar um estudo aplicado sobre o Airbnb. Conclui-se que a confiança é o principal indicador de qualidade das atividades de Relações Públicas e também fator chave de sucesso das organizações de Economia Compartilhada.From the 1970s, a new economic model emerged in the US called the Sharing Economy in the United States. However, this has created new challenges for communications professionals who seek to establish trusting relationships with their audiences on a daily basis. This study aimed to identify the role of Public Relations in building trust between companies operating in the Sharing Economy system and their users. This paper presents a review of the concepts of Sharing Economy, Trust and Public Relations. Then conduct an applied study on Airbnb. It concluded that trust is the main indicator of the quality of Public Relations activities and also the key success factor of Sharing Economy activities.Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 BrazilRelações Públicas - TCCUniversidade de Sorocaba - TCCAirbnb: relações de confiança na economia compartilhadaMonografia / TCC