Britto, Luiz Percival LemeAndrade, Josafá Joaquim deAndrade, Josafá Joaquim de2023-05-092023-05-092005https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/328Este trabalho investiga a presença da literatura na formação do psicólogo, a partir da assunção de que a experiência estética implica formas de percepção da vida e do outro que são fundamentais na compreensão das formas de manifestação da subjetividade, assim como na constituição de relações inter-subjetivas. Para tanto, encaminhou-se um questionário sobre este tema a coordenadores de cursos de Psicologia de todo o país. A análise das respostas sugere que há um significativo reconhecimento de que a vivência literária e artística é importante na formação do psicólogo, mas não se verifica a presença efetiva deste componente na grade ou no programa curricular dos cursos de psicologia.This research considers the presence of literature in psychology education. Assuming that aesthetic experience implies different forms of life perception, as well as the other person and, in this way are fundamental in the comprehension of the forms by witch the subjectivity are manifested. In this way, we submitted a questionnaire on this theme to the psychology faculties coordinators all over the country. The analyses of the answers suggests that there are a significant consensus that the literary and artist experience is important in the education of the psychologist, but we did not recognize the effective presence of this component in the curricular grade or in the programs in the psychology courses.Psicologia - CurrículosPsicólogo - FormaçãoEnsino superiorO que a alma tem a ver com a poesia?: a experiência estético-literária na formação do estudante de psicologiaDissertação