Carmo, Jefferson Carriello doCardozo, Marcelo CustódioCardozo, Marcelo Custódio2024-09-042024-09-042023https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/1640https://doi.org/10.22482/dspace/250Esta pesquisa tem como tema o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, e foi provocada pelo seguinte problema: de que maneira foi considerada a formação socioespacial do município de Boituva na relação entre a implementação dos cursos do Ensino Médio Integrado do Instituto Federal de São Paulo no Câmpus Boituva e os Arranjos Produtivos Locais? O objetivo geral é demonstrar que na relação entre a implementação dos cursos de Ensino Médio Integrado em Redes de Computadores e Automação Industrial e os Arranjos Produtivos Locais, não foi considerada a formação socioespacial do município de Boituva. Para tanto, foram delimitados quatro objetivos específicos: 1º) Identificar as características históricos e geográficas do processo de formação do município de Boituva; 2º) Apresentar algumas definições dos arranjos produtivos locais e mostrar como eles se tornaram ponta de lança nas políticas públicas, como impulsionadores para o desenvolvimento local e regional; 3º) Contextualizar a reestruturação produtiva, as mudanças no mundo do trabalho e suas consequências para a educação profissional, após os anos 1990; 4º) Investigar o processo de implementação dos cursos do Ensino Médio Integrado em Redes de Computadores e Automação Industrial do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), Câmpus Boituva. A metodologia da pesquisa foi conduzida pela análise de documentos das políticas públicas de Educação Profissional e Tecnológica, bem como documentos específicos emitidos pelo IFSP e os estudos relacionados aos Arranjos Produtivos Locais (APLs), tendo como recorte temporal os documentos elaborados após os anos de 1990, período de grandes transformações na política, na economia, nas formas de produção, no trabalho e na educação. Os resultados demonstraram que a escolha e a implementação dos cursos do Ensino Médio Integrado em Redes de Computadores e Automação Industrial no Câmpus Boituva não levaram em conta o que se apresenta na lei de criação dos Institutos Federais (IFs), pela qual a oferta formativa deverá beneficiar a consolidação e fortalecimento dos APLs identificados com base no mapeamento das potencialidades de desenvolvimento socioeconômico do território no âmbito de atuação do IF. Por fim, no que se diz respeito ao Ensino Médio Integrado, os documentos analisados demonstraram uma visão contraditória em relação à sua concepção, visto que o trabalho é assumido como princípio educativo, tendo sua integração com a ciência, a tecnologia e a cultura, assim como pautada pela politecnia.This research has as its theme the Federal Institute of Education, Science and Technology, and was provoked by the following problem: how was the socio-spatial formation of the municipality of Boituva considered in the relationship between the implementation of the Integrated High School courses of the Federal Institute of São Paulo at Campus Boituva and Local Productive Arrangements? The general objective is to demonstrate that in the relationship between the implementation of Integrated High School courses in Computer Networks and Industrial Automation and Local Productive Arrangements, the socio-spatial formation of the municipality of Boituva was not considered. For this purpose, four specific objectives were defined:1st) Identify the historical and geographical characteristics of the formation process of the municipality of Boituva; 2nd) Present some definitions of local productive arrangements and show how they became a spearhead in public policies, as drivers for local and regional development; 3rd) Contextualize the productive restructuring, changes in the world of work and their consequences for professional education after the 1990s; 4th) To investigate the implementation process of Integrated High School courses in Computer Networks and Industrial Automation at the Federal Institute of São Paulo (IFSP), Campus Boituva. The research methodology was conducted by analyzing public policy documents for Professional and Technological Education and specific documents issued by the IFSP, as well as studies related to Local Productive Arrangements (APLs), having as a temporal cut the documents elaborated after the 1990s, considered a period of great transformations in politics, economy, forms of production, work and education. The results showed that the choice and implementation of Integrated High School courses in Computer Networks and Industrial Automation at the Boituva Campus, did not take into account what is presented in the creation law of the Federias Institutes (IFs), by which the training offer should benefit the consolidation and strengthening of the APLs identified based on the mapping of the socioeconomic development potential of the territory within the IF's scope of action. Finally, with regard to Integrated Secondary Education, the analyzed documents demonstrated a contradictory view in relation to its conception, whereby work is assumed as an educational principle, having its integration with science, technology and culture and guided by by the polytechnic.Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 BrazilEnsino médio - Boituva (SP)Ensino profissional - Boituva (SP)Educação e Estado - BrasilInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São PauloA implementação dos cursos de ensino médio integrado em redes de computadores e automação industrial do Instituto Federal de São Paulo, câmpus BoituvaTeseCIÊNCIAS SOCIAIS::Ciências Sociais::Educação