Aranha, NorbertoRodrigues, Paulo HenriqueRodrigues, Paulo Henrique2023-05-092023-05-092022https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/1072A vida em sociedade é permeada pela tecnologia desde o princípio dos tempos. No que diz respeito à transformação da sociedade e das suas tecnologias, é imprescindível citar a atual, que se desenvolveu em torno de tecnologias atuando não apenas na vida profissional dos cidadãos, como também na vida pessoal, digitalizando processos e automatizando tarefas. Essa transformação leva à necessidade de mão de obra altamente qualificada, gerando novas oportunidades no mercado de trabalho. E para suprir essa necessidade, é importante que a Educação esteja preparada para acompanhar os novos paradigmas que são apresentados, pois é ela que formará o cidadão atuante nesse novo mundo que se descortina. Nesse contexto, o presente trabalho teve como objetivo mapear as condições estruturais e ferramentais, assim como as formações técnicas e pedagógicas de professores do componente curricular “Tecnologia e Inovação” de escolas públicas estaduais do município de Sorocaba-SP. O estudo foi realizado a partir da coleta de dados feita por questionários para o público citado após palestra de formação desenvolvida para ele. Essa palestra teve como tema o desenvolvimento da sociedade que se transforma a cada geração, trazendo evoluções e fazendo a progressão da própria história humana. Assim, foi apresentada a evolução da sociedade, lançando as bases da transição para a Sociedade 5.0. Os dados coletados foram baseados em questões acerca dos conhecimentos e uso de dispositivos ligados à tecnologia e aos temas desenvolvidos nas aulas das escolas, infraestrutura tecnológica dentro das unidades escolares e da residência dos entrevistados, como eles se atualizam em relação à tecnologia, a visão que possuem em relação ao futuro para a área tecnológica e para a sociedade em geral. Como resultado da pesquisa constatou-se que está havendo uma preocupação por parte desses professores no que diz respeito à tecnologia e o seu futuro na sociedade. Eles demonstraram interesse em conhecer cada vez mais novas plataformas, aliando isso à sua vida profissional, sabendo da necessidade do uso da tecnologia por parte de seus alunos e têm estudado cada vez mais para inseri-la em suas aulas.Life in society has been surrounded by technology since the beginning of time. Regarding the changes in society and its technologies, it is essential to mention the current one, which has developed around cutting-edge technologies acting not only in the professional life of citizens but also in their personal life, digitizing processes and automating tasks. This change leads to the need for highly qualified labor since, with the changes, new opportunities arise in the labor market. Moreover, to meet this requirement, Education must be prepared to fetch the new paradigms presented because it is Education that will form the active citizen in this new world that is unfolding. In this context, the present work aimed to map the structural and instrumental conditions and teachers' technical and pedagogical training of the "Technology and Innovation" curriculum component in-state public schools in the municipality of Sorocaba-SP. The study was performed from data collection made by questionnaires to the mentioned public after a training lecture developed for them. This lecture had as its theme the development of society, which changes with each generation, bringing evolutions and making the progression of human history itself. Thus, the evolution of society was presented, laying the foundations for the transition to Society 5.0. The data collected was based on questions about knowledge, use of technology-related devices, and themes developed in the classes at the schools. As well as the school unit technological infrastructure and residences of the interviewees, how they are updated in technology questions, the point of view they have about the future for the specialized area and society in general. Research results found that there is a concern on the part of these teachers concerning technology and its future in society. They have shown interest in learning more and more about new platforms, combining this with their professional life, recognizing the need for technology for their students. They have studied a lot more to insert it into their classes.Escolas públicas - Sorocaba (SP)Inovações educacionaisInovações tecnológicas - Aspectos sociaisProfessores - Sorocaba (SP)Educação tradicional para a digital: um recorte do ensino público estadual no município de Sorocaba-SPDissertação