Cammarano González, Jorge LuísFalcão, Maria José BragaFalcão, Maria José Braga2023-05-092023-05-092006https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/330O presente estudo consiste numa abordagem da implementação do ensino de Arte no Ciclo I, ministrado por professor especialista em Arte para todos os alunos das escolas públicas estaduais de São Paulo a partir do ano letivo de 2003, segundo a Resolução SE nº. 184 de 27 de dezembro de 2002. O foco da dissertação recai sobre o projeto “Ensino de Arte no Ciclo I”, elaborado pela equipe técnica da Coordenadoria de Ensino e Normas Pedagógicas – CENP, órgão executor ligado à Secretaria do Estado da Educação de São Paulo, para subsidiar as aulas de Arte ministradas por professor especialista. O estudo tem como objeto a atuação de uma professora especialista em Arte e pretende analisar como a professora compreendeu e assimilou as propostas do projeto “Ensino de Arte no Ciclo I”, de forma a concretizá-las em sala de aula de escola pública estadual. Os aspectos salientados na análise dizem respeito à prática de implementação de projetos pelos órgãos centrais e o modo como os projetos são recebidos no contexto da escola pública estadual.The current study consists in an approach of the implementation of the Teaching of Art for the 1st. Cycle, given by specialist Art Professor for all the students of public state schools of São Paulo, starting in the school year of 2003 according to the Resolution SE nº. 184 of December 27th, 2002. The focus of the dissertation occurs on the project ¨Teaching of Art in First Cycle¨, prepared by the technical staff of the Coordinative Office for Teaching and Pedagogical Rules – CENP, executer agency joined to the Bureau of Sao Paulo State, for subsidizing the Art classes given by specialist professor. The aim of the study is the performance of a specialist teacher in Art and intends to analyse how that teacher understood and assimilated the proposals of the project ¨Teaching of Art in First Cycle”, in a way that it will be rendered in the classes of the state public schools. The distinguished aspects in the analysis say about the practice of project implementation through the central agencies and the way the projects will be accepted in the context of state public school.Arte - Estudo e ensinoEducação artística (Ensino fundamental)Ensino de arte no ciclo I: nem tudo o que parece éDissertação