Swensson Junior, Walter CruzRemigio, Matheus TrevizanRemigio, Matheus Trevizan2025-07-042025-07-042022https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/2017Este trabalho busca desenvolver algumas considerações sobre a formação inicial da Escola dos Annales, dirigindo um olhar para o contexto histórico em que estavam inseridos, com as principais contribuições metodológicas para a reflexão historiográfica propostas pelos seus fundadores, Lucien Febvre e Marc Bloch. Em um primeiro momento traçamos um panorama geral das contribuições epistemológicas para o saber histórico proposta pelos Annales. Buscamos analisar a vida e os pensamentos de Febvre e Bloch com um enfoque em suas obras e a maneira que tendiam a adotar os novos métodos de análise histórica em suas produções intelectuais, abrindo um novo caminho para a reflexão histórica que marcaria o século XX, mostrando quais foram as novidades apresentadas pela Escola dos Annales que ainda persistem atualmente.Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 BrazilHistória - TCCUniversidade de Sorocaba - TCCA formação inicial dos AnnalesMonografia / TCCCiências Humanas::História