Canhada, Marcos AntonioPequeno, Larissa HermenegildoPequeno, Larissa Hermenegildo2024-12-272024-12-272024https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/1788https://doi.org/10.22482/dspace/332O artigo explora a importância da inovação em produtos e processos como uma estratégia essencial para o crescimento e competitividade das empresas brasileiras. Destaca que a inovação, impulsionada principalmente por avanços tecnológicos, tem impacto direto na produtividade e na competitividade. O estudo apresenta alguns dados de 2022, mostrando que a maioria das empresas ativas em inovação implementaram com sucesso novas tecnologias, o que reflete uma forte modernização nos setores de alimentos, produtos químicos, eletrônica e transportes. Além disso, o artigo examina como a pandemia de Covid-19 impulsionou investimentos em ciência e pesquisa, superando expectativas de redução e mostrando o papel crucial de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D). A inovação não é um esforço isolado, mas resultado de interações entre empresas e instituições, e está relacionada ao aprendizado contínuo e à capacidade de absorver e aplicar novos conhecimentos.The article explores the importance of innovation in products and processes as an essential strategy for the growth and competitiveness of Brazilian companies. It highlights that innovation, driven mainly by technological advances, has a direct impact on productivity and competitiveness. The study presents some data from 2022, showing that most companies active in innovation have successfully implemented new technologies, which reflects a strong modernization in the food, chemical, electronics and transportation sectors. In addition, the article examines how the Covid-19 pandemic boosted investments in science and research, exceeding expectations of reduction and showing the crucial role of Research and Development (R&D). Innovation is not an isolated effort, but the result of interactions between companies and institutions, and is related to continuous learning and the ability to absorb and apply new knowledge.Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 BrazilCiências Econômicas - TCCUniversidade de Sorocaba - TCCEconomiaInovação tecnológica como estratégia de crescimento, produtividade e competitividade no contexto empresarial brasileiroArtigo / TCCCIÊNCIAS SOCIAIS::Negócios e economia::Economia