Reigota, MarcosAlves, Thereza Cristina UtsunomiyaAlves, Thereza Cristina Utsunomiya2023-05-092023-05-092020https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/972Quais ensinamentos e desdobramentos podem nos trazer as reminiscências da infância? O que fica da curiosidade e descobertas da adolescência e juventude? De que forma os caminhos trilhados reverberam em nossa atuação política e profissional? O trabalho propõe trazer possibilidades de ressignificação, sobrevivência, pertencimento, práticas pedagógicas e modos de existir a partir da bio:grafia e da aventura de desnudar-se de uma professora pesquisadora conversadora ao narrar o cotidiano. O processo de construção é embasado na perspectiva ecologista de educação. O texto, marcado pelo descompasso característico dos desvios, encontros e (des)encontros da pesquisa e da vida, se molda no ritmo dos acontecimentos. Este trabalho trilha por cotidianos diversos, transita entre florestas e escolas e nos con(vida) a perceber o que podemos aprender a cada linha de nossa própria história, não somente dentro do cotidiano escolar, mas também além das escolas, nos ciclos vivenciados, na pesquisa e na vida.Which teachings and unfolding can childhood reminiscences bring us? What's left of the curiosity and discoveries of youth and adolescence? In which way do the paths chosen still echo in our political and professional behavior?This thesis offers to bring possibilities of renewal, survival, belonging, pedagogical practices, and ways of existing from the bio:graphy and the adventure of baring herself, of a researcher and talkative teacher narrating her everyday life. The construction process is based on an ecologist perspective of education. The text, marked by the characteristic unsteadiness of detours, of the comings and goings of research and life, shapes itself in the rhythm of events. This work treads by diverse routines, steps between forests and schools and invites us to understand what we can learn, in each line of our own story, not only in the daily school life, but also beyond schools, in the experienced cycles, in research and life.EducaçãoEcologiaPrática de ensinoEducação ambientalSobre florestas e escolas: diálogos cotidianos de uma professora pesquisadoraTese