Vendramini Zanella, Daniela AparecidaCamargo, Mariana deCamargo, Mariana de2023-06-222023-06-222023https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/1161https://doi.org/10.22482/dspace/27A obra “O Morro dos Ventos Uivantes”, publicada em 1847, pela poetisa e romancista inglesa Emily Brontë é objeto de estudo de diversas áreas do conhecimento, por apresentar temas complexos e personagens bem construídos. O livro traz uma teia de personagens envoltos em temas essencialmente góticos misturados com questões sociais daquele contexto, permitindo, assim, inúmeras interpretações e estudos. O presente projeto tem por objetivo geral entender as personagens Catherine Earnshaw e Nelly Dean, da obra “O Morro dos Ventos Uivantes”, sob as óticas de classe social e gênero; como objetivo específico busca compreender como a classe social e as condições de gênero estão presentes na construção de ambas e influenciam suas relações e também qual ótica prevalece em determinadas situações. Para sua realização, utilizamos materiais dos estudos bakhtinianos de Análise do Discurso por Beth Brait (2006), Análise de Classe Social com base nos estudos de Terry Eagleton (2005), de Literatura Feminina através de ensaios e outros escritos de Virginia Woolf (2019), e análises aprofundadas de pesquisadores dedicados à obra de Brontë. Espera-se, com esta pesquisa, entender como as questões de gênero e classe social estão presentes na construção das duas personagens e como influenciam suas relações e qual ótica prevalece para cada personagem.The book “Wuthering Heights”, published in 1847, by the English poet and novelist Emily Brontë is an object of study in several areas of knowledge, for presenting complex themes and well-built characters. The book brings a web of characters wrapped in essentially Gothic themes mixed with social issues of that context, thus allowing numerous interpretations and researches. This project has the general purpose of understanding the characters Catherine Earnshaw and Nelly Dean, from “Wuthering Heights”, through the perspective of social class and gender; as a specific purpose, it aims to understand how social class and gender conditions are present in the construction of both characters and influence their relationships and also which perspective prevails in certain situations. For its realization, we used materials from Bakhtinian studies of Discourse Analysis by Beth Brait (2006), Social Class Analysis based on the studies of Terry Eagleton (2005), Women’s Literature through essays and other writings by Virginia Woolf (2019) and in-depth analyzes by researchers dedicated to Brontë's work. This research aims to understand how gender and social class issues are present in the construction of the two characters and how they influence their relationships and which perspective prevails for each character.Letras - TCCUniversidade de Sorocaba - TCCCatherine Earnshaw e Nelly Dean: gênero e classe social em “O morro dos ventos uivantes” de Emily BrontëMonografia / TCC