Schettino, Paulo B. C.Lamas, Cristiane GiglioLamas, Cristiane Giglio2023-05-092023-05-092012https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/561O sucesso do desenho animado deve-se muito não apenas à técnica de reprodução do movimento ou à sua primorosa produção, mas, principalmente, às características peculiares que a narrativa possui em captar a atenção do receptor e levá-lo a um estado de distração. Falar de desenho animado é levar em consideração que o desenho foi a primeira linguagem do homem e deu origem às relações sociais. A animação, por estar atrelada à publicidade, uma vez que grande parte dos personagens dos desenhos animados teve sua imagem licenciada, tornou-se uma grande disseminadora de ideologia, por meio do medo e da violência presente em suas narrativas. A proposta a seguir apresenta o desenho animado como responsável também pela construção de valores na sociedade e a disseminação de ideologia por meio do entretenimento.The success of the cartoon is not only related to the technique of the movement or its exquisite production, but mainly to the peculiar characteristics that the narrative has to capture audiences attention of the receiver and take it to a state of distraction. Talking about of cartoons is to consider that the design was the first language of human being and gave rise to social relations. The animation, by being tied to advertising, since most of the cartoon characters had licensed his image, became a great disseminator of ideology, by fear and violence present in their narratives. The proposal below shows how the cartoon is also responsible for the construction of values in society and the spread of ideology through entertainment.Desenho animadoComunicação de massa - Aspectos sociaisEntretenimentoIdeologiaDesenho animado: entretenimento, ideologia e comunicação de massaDissertação