Nista-Piccolo, Vilma LeníSilva, Yara Machado daSilva, Yara Machado da2023-05-092023-05-092018https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/875Este estudo tem como objetivo compreender as concepções e as manifestações da Inteligência Humana em suas diversas possibilidades de expressão, associando-as às rotas de acesso ao conhecimento disponibilizadas aos estudantes no ato de ensinar. Fruto da observação da prática da pesquisadora diante da dificuldade de aprendizagem dos estudantes em determinadas áreas do conhecimento e da discrepância entre as diferentes habilidades cognitivas, foi realizado um estudo qualitativo exploratório em uma escola pública de Sorocaba com estudantes, professores, estagiários e gestores de uma turma do Ciclo I do Ensino Fundamental, tendo como principal referencial teórico a Teoria das Inteligência Múltiplas (GARDNER, 1994, 2000). A pesquisa de campo, – observações das aulas e dos conselhos de classe e entrevistas semiestruturadas com todos os envolvidos com a turma – visaram compreender as concepções que esses sujeitos têm acerca do tema abordado, além de identificar possíveis estimulações dos potenciais das crianças. Todas as observações foram descritas detalhadamente e as entrevistas transcritas na íntegra. O método de análise dos dados seguiu três grandes momentos: descrição dos dados, redução e interpretação das informações obtidas, pautando a análise de dados na Teoria Fundamentada nos Dados (TFD), ou Grounded Theory (GT), pela qual foi possível explorar as diferentes dinâmicas do contexto investigado. A partir da análise, foram geradas: na codificação aberta, 91 subcategorias; na codificação axial, 13 categorias; e na codificação seletiva, 3 grandes categorias, e a partir daí a teoria fundamentada nos dados, no final do estudo. Os resultados mostram que o depoimento dos professores, dos estagiários e dos gestores, em muitos momentos, permeiam as concepções presentes na Teoria das Inteligências Múltiplas, mas, ao confrontá-los com os relatórios desenvolvidos durante as observações, percebe-se que essa visão é pouco contemplada durante as práticas pedagógicas desenvolvidas. Falta-lhes a compreensão de que as múltiplas inteligências podem ser abordadas como um caminho para os conteúdos a serem desenvolvidos. Um conhecimento profundo da teoria e das possibilidades para sua inserção nas práticas pedagógicas seria uma estratégia eficiente para o progresso do sistema de ensino investigado. A expectativa de que a Teoria das Inteligências Múltiplas subsidie a elaboração de novas práticas pedagógicas motiva a continuação dos estudos e a divulgação entre os agentes presentes na escola atual, buscando cada vez mais a compreensão e a valorização da manifestação da Inteligência Humana no cotidiano escolar.The purpose of this study was to understand the conceptions and manifestations of Human Intelligence in its diverse possibilities of expression, associating them with the routes of access to knowledge available to students in the act of teaching. As a result of the practical observation of the researcher, regarding the difficulties of students learning in certain areas of knowledge and of the discrepancy between different cognitive abilities, an exploratory qualitative study with students was conducted in a public school in Sorocaba, with teachers, trainees, and managers of a cycle I class in Elementary School, having the Multiple Intelligence Theory (GARDNER, 1994, 2000) as the main theoretical reference. The Field research, - lassroom observations and class councils and semi-structured interviews with everyone involved with the class - aimed to understand the conceptions that these subjects have about the topic addressed, as well as identify possible stimulations of children's potential. All observations were described in detail and the interviews transcribed in their entirety. The method of data analysis followed three moments: Data description, reduction and interpretation of the information obtained, and guided data analysis in the Grounded Theory (GT), through which it was possible to explore the different dynamics of the context investigated. From the analysis, the following variables were generated: in open coding, 91 subcategories; in axial coding, 13 categories; and in selective coding, 3 major categories, from which the GT on the data was constructed, at the end of the study. The results demonstrated that the conceptions present in the Multiple Intelligences Theory often permeate the testimonies of teachers, trainees, and managers, however when confronted with the reports developed during the observations, it was perceived that this view is little contemplated during the pedagogical practices developed. The interviewed subjects lack understanding that multiple intelligences can be approached as a path to the content to be developed. Deep knowledge of the theory and possibilities for its insertion in pedagogical practices would be an efficient strategy for the progress of the education system investigated. The expectation that the Theory of Multiple Intelligences subsidizes the elaboration of new pedagogical practices motivates the continuation of studies and dissemination among the agents present in the current school system, increasingly seeking understanding and appreciation of the manifestation of Human Intelligence in the school routine.InteligênciaInteligências multiplasAprendizagemPrática de ensinoUm olhar sobre a inteligência humana manifestada no cotidiano escolarDissertação