Marques, WaldemarMoreno, Rafael Fernando de MoraesMoreno, Rafael Fernando de Moraes2023-05-092023-05-092019https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/895Este trabalho tem como foco a Avaliação da Educação Superior, tendo o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) como fonte de dados para análise do período de 2004 a 2014. Ano após ano, o ENADE foi se reconfigurando, dificultando a utilização de seus dados devido à falta de padronização. Assim, nesta pesquisa se colocam as seguintes indagações: a) quais as implicações destas mudanças quanto à geração de informações confiáveis para a gestão acadêmica? b) como fazer uso dos dados do ENADE para tomada de decisão e/ou auxílio na gestão das Instituições de Ensino Superior (IES)? Para tanto, este trabalho identificou e analisou as alterações existentes nos microdados do ENADE e as dificuldades que essas alterações apresentam quanto ao seu uso na gestão da Educação Superior. A mineração de dados foi utilizada como técnica para possibilitar a identificação de padrões e informações regulares, porém, ocultas no conjunto dos dados do ENADE. Como resultado, foram identificados padrões existentes nos microdados, destacando variáveis comuns em todos os anos de aplicação, demonstrando assim, que é possível utilizar o ENADE como fonte para a tomada de decisões no âmbito da Educação Superior e, principalmente, na melhoria do processo de aprendizagem dos estudantes.This research focuses on Higher Education Assessment, with the National Student Performance Exam (ENADE) as the data source for the analysis of the period from 2004 to 2014. ENADE has been reconfiguring year after year and making it difficult to use the data due to lack of standardization. Thus, in this research the following questions are posed: a) what are the implications of these changes regarding the generation of reliable information for academic management? b) how to use ENADE data for decision making and / or assistance in the management of Higher Education Institutions (HEI)? Therefore, this research identified and analyzed the existing changes in ENADE’s microdata and the difficulties that these changes present regarding their use in the management of Higher Education. Data mining was used as a technique to enable the identification of regular patterns and information, however, hidden in ENADE’s dataset. As a result, existing standards in the microdata have been identified, highlighting common variables in all years of application, thus demonstrating that it is possible to use ENADE as a source for higher education decision-making and, above all, to improve the students learning.Ensino superior - Avaliação - BrasilUniversidades e faculdades - Administração - BrasilUniversidades e faculdades - IndicadoresMineração de dados (Computação)Gestão do conhecimentoEducação superior e ENADE: mineração de dados como ferramenta para gestãoTese